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Saiba mais sobre os poderes do betacaroteno

Saiba mais sobre os poderes do betacaroteno

O Betacaroteno tem o poder de acelerar o bronzeado, além de melhorar a saúde da pele, do cabelo e das unhas.

 

O betacaroteno é um tipo de carotenóide que dá cor aos vegetais amarelo-alaranjados. É um poderoso antioxidante que, ao ser ingerido, converte-se em vitamina A. Apesar de fundamental, em grandes quantidades a vitamina A sintética é tóxica para o organismo. Mas, quando é proveniente do betacaroteno, o corpo a elimina as quantidades excedentes sem problemas. 

 

\"Mesmo assim, em alguns casos, quando as pessoas comem muita cenoura, por exemplo, podem ficar com as solas dos pés e as palmas das mãos amareladas, sintoma que desaparece assim que o consumo se regulariza\", explica a nutricionista Elaine Cristina Rocha de Pádua. 

 

Os alimentos mais ricos em betacaroteno são, além da cenoura e da beterraba, a abóbora, a batata doce, a manga e o mamão. Outras fontes são os vegetais folhosos como a couve, o espinafre, o agrião, o brócolis e o repolho. 

 

Por ser antioxidante, o betacaroteno ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e tem a função de reforçar o sistema imunológico, Ele também colabora para aumentar a elasticidade da pele e auxilia na formação da melanina, que além de ser responsável pela cor, funciona como uma proteção extra contra os raios UVB. 

 

\"Além disso, o betacaroteno fortalece as unhas, dá brilho ao cabelo e é de fundamental importância para a boa visão\", diz Elaine. 

 

Dê uma força para o bronzeado!

 

É verdade: o betacaroteno é ótimo para dar uma acelerada no bronzeado. Só que não adianta comer uma cenoura antes de sair para a praia ou piscina. Para conseguir o efeito desejado é preciso aumentar o consumo dos alimentos que contenham betacaroteno cerca de um mês antes de começar a tomar sol. E preferencialmente consumi-los crus. 

 

\"Quem preferir cozinhar deve usar o processo a vapor, que preserva mais os nutrientes dos alimentos do que quando são fervidos em água\", afirma a nutricionista. Portanto, não se esqueça de incluir na sua cesta básica de férias muitas frutas, verduras e legumes. E boa diversão! 

 

>>Elaine Cristina Rocha de Pádua, nutricionista da Clínica DNA Nutri e do Ambulatório de Ginecologia da Adolescente do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).  

 

Fonte: Folha de Londrina – PR

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